Como usar sua liberdade

Escrevi uma vez: “Os problemas da liberdade se resolvem com mais liberdade, não menos. Democracia é choque de opiniões, visões, pressões ― nada a ver com o asco brasileiro ao conflito aberto. Liberdade de expressão é a liberdade de uma pessoa que você despreza dizer algo absolutamente repugnante.”

É um trecho de um artigo chamado Pela Libertinagem de Expressão, que defendia Monteiro Lobato e Rafinha Bastos.

Não é assim nenhum aforismo que viverá eternamente. Mas todo mundo acredita em alguma coisa, e eu acredito em liberdade de expressão, além do limite da irresponsabilidade.

Vivesse nos Estados Unidos e eu seria, como Neil Gaiman se define, um fundamentalista da primeira emenda. Liberdade de pensamento, imprensa, credo, questionamento, movimento, comportamento, ação ― é o ar rarefeito que eu quero respirar.

Anos atrás, o movimento de artistas buscando tolher a publicação de biografias não-autorizadas fez muita gente refletir sobre a liberdade, o que ela exige e significa. A postura antidemocrática de Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e companhia levou justamente ao conflito aberto. Quando vimos, a empresária de Caetano Veloso batia boca com a colunista da Folha, Chico era retrucado por escritores e editores, e todo mundo palpitava. Sinal que o país ia amadurecendo.

Não que haja muito o que debater. Se aceitamos estabelecer a censura prévia para biografias, a sequência lógica é reestabeleer a censura prévia a reportagens, documentários, filmes, canções, romances.

Estaríamos de volta à minha infância, ao regime militar. De fato, o tempo provou que muitos brasileiros sonham com um papai que lhes comande, censure e puna. Hoje, 40% dos brasileiros prometem votar no segundo turno das eleições em um apologista da ditadura. Mas a história não caminha para trás.

As protagonistas da liberdade no século 21, inevitavelmente, são as redes sociais. A internet é nosso fórum permanente, boteco aberto 24 horas por dia, espaço de liberdade e, sim, de bagunça e bate-boca. Quem gosta de ordem, previsibilidade e calmaria são os censores.

O episódio “Procure Saber” foi um momento de reflexão sobre a liberdade que queremos, e portanto o país que queremos.  Como o momento atual, também de inflexão.

Revisitemos outros tempos, outras censuras, e outros libertários. A melhor maneira de evitar que a história se repita é com liberdade de informação, debate, discórdia, conflito. Vamos bater boca ferozmente!

Os desafios da liberdade a gente enfrenta, lembre-se, com mais liberdade – nunca com menos.

“O Congresso jamais fará lei que estabeleça uma religião oficial, ou proibindo a liberdade de crença; ou limitando a liberdade de expressão, ou da imprensa; ou o direito das pessoas se reunirem pacificamente, ou limitar o direito de fazer petições ao governo, com o intuito de reparar agravos.”

Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos

Há mais de uma maneira de queimar um livro, e o mundo está cheio de gente com fósforos acesos.
Ray Bradbury

É difícil libertar os idiotas das correntes que reverenciam.
Voltaire

Ser livre não é simplesmente se livrar de seus grilhões, mas viver de uma maneira que respeita e amplia a liberdade dos outros.
Nelson Mandela

Silenciar uma opinião é um tipo de mal peculiar. Rouba a raça humana, a posteridade assim como a geração atual; aqueles que discordam da opinião, ainda mais que aqueles que a apóiam.
John Stuart Mill

A censura reflete a falta de confiança de uma sociedade nela mesma.
Potter Stewart

Se os editores precisarem ter certeza de que seus livros não ofenderão ninguém, antes de publicar, muitos poucos livros serão publicados.
Benjamin Franklin

Limitar a liberdade de imprensa é insultar uma nação. Proibir a leitura de certos livros é declarar seus habitantes tolos ou escravos.
Claude-Adrien Helvétius

Todos podemos imaginar um livro que esperamos que nossos filhos jamais leiam. Mas se eu tiver o direito de remover este livro que abomino da estante, você também tem, todo mundo tem. E um belo dia não restará livro nenhum na estante, para nenhum de nós.
Katherine Paterson

Toda censura existe para nos prevenir de desafiar conceitos correntes e instituições existentes. Todo progresso começa quando desafiamos conceitos atuais, e acontece quando substituímos as instituições atuais por coisa melhor. Consequentemente, a primeira condição para o progresso é o desaparecimento da censura.
George Bernard Shaw

A censura é a inimiga feroz da verdade. É o horror à inteligência, à pesquisa, ao debate, ao diálogo. Decreta a revogação do dogma da falibilidade humana e proclama os proprietários da verdade.
Ulisses Guimarães

Não me preocupam só os livros que estão sendo proibidos. Mas os livros que jamais serão escritos.
Judy Blume

Cada livro queimado ilumina o mundo.
Ralph Waldo Emerson

Livros não permanecem proibidos. Livros não queimam, idéias não vão para a cadeia. Na perspectiva da história, o censor e o inquisidor sempre perderam.
Alfred Whitney Griswold

Não vale a pena ter liberdade, se ela não incluir a liberdade de errar.
Mahatma Gandhi

Se não acreditamos na liberdade de expressão para pessoas que desprezamos, não acreditamos na liberdade de expressão.
Noam Chomsky